domingo, 8 de janeiro de 2012

Eu e Deus







Outro dia li um livro onde o autor conversava com Deus.  E como falavam. 
Perdi a conta de quantos diálogos maquinei comigo ou com minha mente nessa vida.
 Como gosto de escrever,  resolvi também reproduzir meus diálogos resumidos com Deus. Se Neale Donald Walsch, autor de “Conversando com Deus” achar ruim, paciência.
Espero que ele tenha compaixão por um sujeito que se mete a escrever mas não tem, nem de longe, a pretensão de ser um escritor como ele. Vamos à conversa, então.

- Olá Deus. Tudo bem?
- ...
- Er... desculpe incomodá-lo, mas o senhor não me respondeu.
- ...
- Tá bem, desculpe. Acho que não estou sendo conveniente, não é?
- ...
- Não é?
- ...
- Hm... vou tentar de outro jeito: Pai nosso, que estás no céu, santificado seja vosso nome...
- ...
- Seja feita vossa vontade...
- ...
- Nossa... devo estar fazendo algo errado. Pelo jeito,  o Senhor, nesse silêncio todo, só me leva a concluir que os agnósticos estão corretos. Ponto final.
- ...
- Eu disse PONTO FINAL.
- ...
- Lá lá lá... não estou nem aí... lá lá lá... não quer falar, não fale.
- ...
- Sabe o que é? Não vou esperar resposta nenhuma, vou falar assim mesmo... ando encucado com um monte de coisas: porque existimos, porque estamos aqui, porque somos tantos num planeta que não suporta mais a gente, porque nunca sabemos se há mais alguém nesse espaço todo que dizem ser infinito... aliás, deve ser infinito mesmo, porque se tiver um fim, o que haverá depois?
- ...
- Por que o senhor fez a gente?
- ...
- Já sei, pra não ficar sozinho...
- ...
- Mas se o senhor é tudo, não precisava de companhia.
-...
- Aliás, eu não acredito que o senhor seja do jeito que me ensinaram no catecismo, sabia? Aquele senhorzão barbudo, sentado eternamente num trono lá no meio das nuvens, mandando raios e trovões, castigando quem não vai à missa aos domingos, monitorando palavrões que os menininhos feito eu aprendiam a falar, tomando conta do que fazíamos escondidos brincando de cabra-cega com as meninas, comendo hóstia, furando besouro com agulha...transando com galinha... não que eu fizesse isso, mas o que vi de menino fazendo isso na roça... e as coitadas morriam depois. Será que aqueles meninos, hoje pais de família, já estão com suas vaguinhas no inferno?
- ...
- E quer saber mais? Não acredito nessa história de diabo não. Aqui na terra tem tanta igreja que fala no diabo! Outro dia escutei num programa de tevê um sujeito que falou a palavra diabo umas cem vezes e a palavra Deus umas quatro.
-...
- Por que será que o senhor iria criar ou permitir que um outro ser fosse tão poderoso como o senhor e levasse suas alminhas, filhas suas, para um lugar calorento, cruel, por toda a eternidade, só porque faltaram a umas missas no domingo ou falaram meia dúzia de palavrões ou transaram com algumas cabritinhas? Explica isso pra mim, por favor. Eu espero.
- ...
- O mundo é cheio de coisas que se mexem, cheio de bichos feios, pequenos e grandes, alguns até venenosos, todos comendo uns aos outros. A natureza, quando a gente vê naqueles documentários da discovery, mete um medo danado... por que o senhor criaria uma coisa assim tão violenta?
- ...
- Tá bom, pode ficar caladão aí, eu sei que não mereço resposta mesmo, sou um bostinha n’água... um coitado... um nada... o senhor não tem pena da minha insignificância, nem vai me mandar, pelo menos, calar a boca?
- ...
- Agora eu vou pegar pesado então: por que minha sobrinha, de apenas seis anos, teve de ir dormir chorando outro dia e eu tive de lhe contar historinhas malucas para distraí-la, porque estava ela morrendo de medo da retrospectiva de 2011? Por que o senhor deixou tantos barrancos desmoronarem, tantas pessoas morrerem, tanta chuva exagerada, tanto acidente, tanto crime?
- ...
- Ah...pergunta clássica:  por que uns nascem aleijados, faltando membros, outros nascem em berço de ouro, uns nascem na Somália e outros no Canadá? Por que existem baratas, pulgas, amebas e bactérias que provocam doenças?
- ...
- Tá bom, não tem resposta... então por que a lavadeira que cuida da minha roupa teve uma filha com paralisia cerebral  que morreu aos treze anos depois de uma luta danada sendo levada pela mãe no colo pra baixo e pra cima? E por que a mãe dela, antes mesmo da menina morrer, pegou lupus e está que quase não consegue mais trabalhar pra sobreviver?
- ...
- Eu falei que tinha muitas dúvidas... porque os políticos exploram os eleitores, que votam neles em troca de dentadura? E por que eles continuam cada vez mais ricos e poderosos, enquanto nem a verba para as enchentes e desastres é levada para onde precisa?
-...
- Tem mais... por que crianças morrem, por que morreu o Betinho, que mesmo com AIDS, fez uma campanha que juntou toneladas de comida para os pobres e por que permanecem vivos uns certos políticos que só sabem desviar para si o dinheiro do povo? Por que o senhor deixa isso acontecer?
- ...
- Quer saber? Desculpe se estou sendo grosso, mal-educado ou o que for, mas não acredito que a gente tenha sido feito sob sua imagem e semelhança. Tem muita coisa diferente só aqui na terra mesmo, pra que o senhor tenha feito apenas um ser parecido com o senhor.
-...
- Nem provocando eu consigo fazê-lo falar... pois eu acho que a gente é só uma mistura de acasos, moléculas que se juntaram numa dança magnética que deu no que chamamos de vida e que vai acabar num estalo. Ou quando o sol inchar e torrar essa coisa toda. Ou quando os talibãs conseguirem suas ogivas nucleares e as apontarem para o ocidente.
- ...
- E fica todo esse povo rezando, olhando pra cima... que cima... que baixo... não tem em cima, não tem embaixo, é tudo a mesma coisa... estamos numa bolinha de nada, um cisco de coisa nenhuma, rodopiando no meio de um monte de outras muito maiores e muito menores, tudo girando num espaço que mistura tudo. E deu.
- ...
- E tem outras coisas...  tudo nasce e morre, tudo...e a gente ainda tem consciência de que vai morrer, que vai acabar... inveja do macaco que não sabe disso!  Pra que sofrer desse jeito, pra que essa busca desenfreada pela sobrevivência, se no fim vai acabar tudo mesmo?
-...
- Nunca vi ninguém que morreu voltar pra contar se está vivo em algum lugar. Morreu, acabou. Igual quando fui operar outro dia e tomei uma anestesia geral. Não vi nem senti nada, coisa nenhuma. Foi um silêncio só. Quando voltei, me disseram que se passaram mais de duas horas e eu nem tchum. Morrer deve ser isso, com a diferença que nesse caso eu voltei e nem sei o que aconteceu.
- ...
- Tem gente que diz que fala com o senhor. Outro dia vi um filme no qual o senhor emprestou seus poderes a um homem e ele bagunçou tudo. Num outro, sei lá o nome,  as pessoas iam para a Índia e conseguiam atingir um tal de nirvana e diziam estar com o senhor... li uns livros de um tibetano meio falsificado que dizia que na meditação conseguia ver a aura dos outros e até adivinhar o que estavam pensando. Lá na Índia mesmo tem um que diz que adivinha os sonhos dos outros e faz curas. O que o senhor me diz disso?
-...
- Tá bem, não precisa dizer nada não... outro dia eu conversei com umas pessoas da umbanda e elas me disseram que conversam com espíritos. A mesma coisa me disse um amigo espírita que eu tenho. Ele disse que vê coisas e até conversa com as almas. Eu nunca vi nada. A única coisa que eu sei é que as pessoas morrem de medo desses assuntos. Afinal, isso é verdade ou não?
- ...                              
- Tá bem, não falo mais nada. Vou me aquietar. Acho que já reclamei muito... ah, só uma coisa, a Bíblia. Foi o senhor mesmo que escreveu? Fala sério.
- ...
- É, porque aquilo lá é um livrão. Confuso que só vendo. Na primeira parte, é só história dos judeus. Tem uma passagem em que o senhor testa a paciência do Jó, coitado, a ponto de deixar o sujeito na miséria só pra provar que ele amava o senhor. Não gostei daquilo não. Tem outra parte em que Moisés vai lá pro alto e volta com as tábuas da lei escritas pelo senhor. Por que só naquela época o senhor escrevia? Parou agora?
- ...
- E o novo testamento, que conta a história de Jesus?  Uma porção de milagres e ressuscitações que  só aconteceram naquela época. E os quatro evangelhos, que só foram escritos um tempão depois que Jesus morreu? Iimagina o boca a boca que foi aquilo até alguém resolver escrever alguma coisa? E fiquei pasmo quando soube que os evangelistas não eram exatamente Lucas, Marcos, João e Mateus, mas um monte de gente que resolveu colocar o nome deles lá.
- ...
- Ah, eu disse que ia ficar quieto mas não consigo... foi descoberto outro dia que os fatos narrados nos evangelhos não coincidem com os fatos históricos. Por exemplo, não houve censo algum naqueles tempos, não há notícia de nenhuma matança de inocentes, nada disso está registrado na história oficial... chegam a dizer que Jesus nasceu no ano 6 depois de Cristo, como pode? Ele nasceu depois dele?
- ...
- Falei muito, né? Acho que vou me calar. Acho que se eu continuar vou acabar ofendendo muita gente que ler isso. Como sei que o senhor não vai me responder diretamente, como fez com o Neale Donald Walsch... vou me retirar.

- Não, fique aí.

- Como? O senhor falou comigo?

- Não sei, o que você acha?

- Eu não acho nada...

- Acha, sim... achou tanta coisa lá em cima, olhe só quanta coisa você achou.

- Desculpe, eu...

- Desculpa nada. Que desculpa? Você falou alguma mentira?

- Não sei... falei o que andei lendo, o que andei concluindo, o que andei vendo e andei pensando, só isso, não me leve a mal.

- Levar a mal? O que é exatamente levar a mal?

- Não acredito que o senhor esteja falando comigo... isso só aconteceu com Moisés, Maomé e Jesus.

- E o Neale Donald que você citou.

- É...

- Eu estou dentro de você e acho que você já ouviu muitas vezes falarem sobre isso.

- É, mas...

- Cale-se agora, pois quem vai falar sou eu.

-...

- Cale a mente também, não só a boca.

- ...

- Você não está calado como eu preciso que esteja.

- Como fazer isso?

- Não pergunte. Apenas ouça e não conclua nem raciocine sobre nada. Respire fundo. Aquiete-se. Acalme esse espírito que fiz e onde estou dentro.

- ...

- Shhhhhh....

- ??

- Shhhhhh.... silêncio... respirando... está tudo escuro.

-
- Muito bem. Eu estou dentro de você e nunca saí daí. Eu estou dentro de todos e sou todos ao mesmo tempo. Toda vez que tentam me definir, vocês estão usando o maior milagre que consegui criar: o livre-arbítrio. E toda vez que me definem vocês me criam. E isso é falso, pois vocês não podem me criar, eu os criei. E crio. E sustento.

- Toda definição de mim é feita com palavras e eu as estou usando aqui porque, por ora, não há forma melhor de vocês me entenderem. A palavra é um dom de sua espécie que permite um pouquinho mais de aproximação do que eu sou. Mas não se esqueçam: toda criação pode falar. Alguns seres o fazem de forma mais rudimentar, mas fazem.  Eu estou em todos.

- Não há tamanho que defina a superioridade de qualquer um dos seres que se manifestam nessa terra. Todos, infinitamente todos, têm a mesma importância, o mesmo tamanho. A terra é pequenina como um grão de areia... mesmo o maior dos planetas, milhares de vezes maior que ela, é miseravelmente pequeno porque tudo é infinito. Portanto, não há tamanho, não há distância. Não é assim que se define o que é mais ou menos. Porque não há mais ou menos.

- Suas dúvidas são simples, como simples ainda é você. Ver o mundo do jeito que você vê é o que você pode fazer por ora. Você vive em três dimensões. Tudo aí se resume ao número três:  altura, largura, profundidade... passado, presente, futuro... alto, médio, baixo... esquerda, direita, centro... pobre, remediado, rico... bonito, aceitável, feio... preto, cinza, branco... sim, não, talvez.

- Você não pode ver nada nem concluir nada diferente das coisas que me disse. Por isso não sei como poderia levá-lo a mal.

- Sua essência, você de verdade, criada por mim e parte de mim, está confinada, por enquanto, a essas dimensões. Sua mente, criada para servi-lo nesse estágio que dura para mim apenas alguns milésimos de segundo, para usar o instrumento que você pode entender, que é o tempo, é mesmo feita para lhe causar esses embaraços, para que você possa pensar, concluir, indignar-se, revoltar-se contra mim e contra todos, conformar-se, aceitar, experimentar.

- Esse turbilhão de acontecimentos, da tragédia à comédia, do desmoronamento à reconstrução, do egoísmo ao altruísmo, do preconceito à aceitação, da arrogância à humildade, do caos à ordem, da seca à enchente, da miséria à opulência, do sonho ao pesadelo, da sobrevivência à defesa, da doença à cura, do nascer ao morrer, tudo é feito para ser experimentado. E confundido.

- Nada está errado. Questionar já é o maior sinal de evolução. Tudo o que se move é sagrado, disse o Beto Guedes num momento em que me ouviu, ao fazer o silêncio que pedi a você que fizesse. E tudo o que não se move também, mas isso ele não disse pois saiu do silêncio muito rapidamente.

- Durante essa rápida experiência de três dimensões que você está vivendo,  aproveite alguns momentos de paz que lhe dou para prosseguir. Observe o absurdo dos absurdos que é a borboleta saindo do casulo. Você já viu uma coisa dessa acontecendo? Aproveite para ver a flor se abrir. Você já parou para fazer isso uma vez que seja? Não é no tamanho das coisas que o milagre acontece.

- Durante esses momentos rápidos de idas e vindas à essa terrinha, aproveite para respirar fundo, sentir o calor do fogo, ouvir a canção dos grilos, embalar um bebê. São  canduras que coloco no meio dessa imensa confusão.

- Aproveite e suba nas árvores, procure as laranjas. Aprenda a tecer uma rede e amarre-a entre duas árvores para dormir. Aproveite o riacho ao lado para despertar desse sono.

- Mesmo nos mais áridos desertos, coloquei uns bichinhos engraçados para viverem e serem observados.

- Não se preocupe. A vida não é para ser fácil. Nunca disse que seria. As belezas estão aí, como estão as tristezas.  Eu estou no contraste. Estou na dor, estou no que aparentemente é injusto. Você chegou a um estágio que lhe dá condição de questionar, de perseguir uma resposta que não há. Ainda.

- Sinta-me no silêncio das coisas que não se explicam. Sinta-me no momento em que sua mente se aquieta, quando suas palavras não conseguirem explicar suas dores e aflições.

- Sinta-me quando alguma coisa sem explicação acalmar seu coração como uma anestesia parecida com aquela de sua cirurgia, mas que lhe mantém acordado.

- Sinta-me quando as cores e os cinzas da vida voltarem a mexer com seus sentimentos, quando os contrastes das dores e amores lhe impulsionarem a viver.

- Sinta-me quando questionar as coisas.

- Ouça minhas palavras quando elas não forem palavras, mas um impacto de força que lhe dá a compreensão, não apenas o entendimento.

- Ouça-me em seu absoluto silêncio, na ausência de qualquer pensamento, no intervalo de sua respiração e no espaço entre palavras e letras.

- Ouça-me pois lhe direi que nada acontece para o mal.

- Ouça-me sozinho, em seu interior, pois só ali estarei inteiro para você, como estou inteiro para quem me quiser acessar.

- Ouça-me calando-se e aceitando seu livre-arbítrio, responsável por muitos dos desequilíbrios que você vem observando nas suas, por enquanto, pobres três dimensões.

- Ouça-me, com ouvidos de ouvir, que chegará a hora em que dimensões completamente diferentes se abrirão e você poderá, muito mais que entender, compreender as dores e viver os amores.

- ...

- Hein? Senhor? Que aconteceu?

- ...

-  Como é mesmo esse negócio de amores em outra dimensão? Acho que perdi alguma coisa...

- ...

- Senhor?

-...

- Senhor?

5 comentários:

  1. Para refletir e despertar para as infinitas maravilhas que temos para admirar/viver. Jairo, obrigado por mais este presente. Erlon.

    ResponderExcluir
  2. Deus é mais que questionamento e religião, ter Deus é provar o sobrenatural em nossas vidas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala meu amigo querido, que legal seu texto, suas perguntas e tenha certeza que Deus tem respondido o tempo todo, ao seu redor e além do que nossa mente imagina. Eu posso dizer pela minha vida e por coisas que você já sabe que Deus em sua onisciência, onipotência e onipresença vê o que vemos e antes que o questionemos Ele vem com as respostas, eu sou uma delas, me perguntei o porquê de tanta luta, perda de dois irmãos bebês, minha deficiência, porquê? porquê?porquê? E as respostas tem sido contínuas e a certeza que eu tenho hoje é que minha vida é de Deus, para Deus e para Glorificar a Deus pela sua misericórdia comigo e eu posso "contagiar positivamente" quem está ao meu redor,mas só vêem aqueles que querem e acreditam, pois você afirmou aqui muito bem,temos livre-arbítrio né? Deus continue te abençoando e te usando para abrir as mentes a enxergarem as grandezas de Deus, ao anoitecer são lágrimas, mas no amanhã bem cedo, alegria pois tens vida.
    Robinho

    ResponderExcluir
  4. Olá Jairo, um prazer ler o seu texto!
    Svarupo

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez Mestre agradeço. Estou precisando aprender: "Ouça-me, com ouvidos de ouvir..." Beijo em seu coração, Cláudia M. Rocha

    ResponderExcluir