sábado, 15 de dezembro de 2012

Qualidade de vida no trabalho: é possível?




Qualidade de Vida no Trabalho: um programa de longo prazo

A implementação de um programa de qualidade de vida no trabalho, como dizem muitos autores, não pode ser circunscrita a algumas atividades pontuais, como para demonstrar para clientes e comunidade que a Empresa é consciente e deseja que seus colaboradores tenham saúde e bem-estar.
A implantação de áreas de lazer pelos cantos da empresa, o envio de e-mails-marketing com mensagens edificantes, contratação de profissionais de ginástica laboral e massagistas, tudo isto, apartado de uma consciência profunda de que qualidade de vida é um conceito muito mais amplo, só servirá para mostrar a acionistas e comunidade que os colaboradores são assistidos.
Qualidade de vida no trabalho passa não apenas por um excelente programa de saúde preventivo, instalações confortáveis, acesso simples para todos, iluminação agradável, alimentação constante e saudável, atendimento psicológico e cestas de frutas e presentes. Qualidade de vida é mais do que tudo isso junto, somado a tudo isso.
A relação de chefes e subordinados deve ser pautada pelo respeito no trato, assim como na transparência quanto a objetivos da empresa, programas de capacitação, um plano de carreira bem definido, oportunidades de treinamento para a função e desenvolvimento profissional. Tudo o que pode, junto, tangível ou não tangível, reter e atrair talentos e como tornar mais ameno o dia a dia das atividades mais simples às mais sofisticadas, pode tornar a empresa um local de convívio aberto e feliz, sem utopia.
Evidente está que uma empresa que prioriza o bom convívio em um bom  ambiente, independentemente da envergadura do empreendimento, do número de seus colaboradores e do impacto econômico de seu ramo de negócios, pode se tornar competitiva muito mais rapidamente, pois será formada por pessoas que produzem com mais criatividade.  Criatividade e inovação são, hoje em dia, cada vez mais, as matérias-primas mais cobiçadas. E a soma de pequenos detalhes pode transformar um negócio, mesmo pequeno, em uma atividade extremamente prazerosa, com funcionários que buscam agir em equipe e comemorar bons resultados, sem a utopia de metas sem ousadia. Ou seja: para ser competitivo no ambiente altamente agitado do mundo de hoje,empresários de visão devem priorizar, no trabalho, para todos, em todos os níveis,  a prática de uma convivência harmônica que pode ser um divisor de águas na sociedade.

Jairo Attademo
MBA Gestão de RH - UNIP

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, Jairo! Também acho que esta percepção de qualidade de vida no trabalho está intimamente ligada a satisfação que temos nas tarefas que desempenhamos. Quando nos sentimos realizados, uma onda de bem estar nos invade e vemos as coisas de forma positiva, tolerante e feliz! Portanto, busquemos sempre a felicidade! Boas festas e obrigado pelos ensinamentos! Nos vemos em 2013, se Deus quiser! Abraço, Cristiano Pires - Bayer

    ResponderExcluir